Como funciona a tecnologia LED acoplada aos painéis LCD IPS

Posted by Billy on segunda-feira, 14 de março de 2011

A LG Display integrou a tecnologia LED à tecnologia In-Plane Switching (IPS), um tipo de painel utilizado nos televisões LCD, notebooks, monitores entre outros gadgets, como celular e games portateis (Nintendo 3 DS). A junção das duas tecnologias melhora a qualidade de imagem do produto, permite ao produto ter um design mais fino e estreito e uma redução de até 30% no consumo de energia. Além disso, as tecnologias integradas têm a vantagem de ter um tempo de resposta rápido e estável e cores mais naturais e constantes, que não mudam de acordo com o ângulo de visão visto pelo espectador.


Os televisores de LED da LG e de outras marcas com a tecnologia IPS integrada, são produtos ultrafinos e com uma camada única sem diferença de cor e sem separação entre a tela do televisor e a moldura interna do produto. A tecnologia de laminação sobrepõe filtros que resultam na redução de reflexos, resistência a riscos e impressões digitais, bonito mesmo quando desligado.

TVs LEDs LCD com IPS, apresentam vantagens que fazem dela uma ótima opção de compra. Seus elementos de cristais líquidos estão alinhados horizontalmente, ao contrário de outros sistemas, conhecidos como VA (Vertical Alignment). Isso faz com que o sistema ofereça um suporte de até 240Hz para a taxa de atualização (contra 60Hz dos LCDs convencionais) e tenha uma imagem intensa e clara em decorrência do seu rápido tempo de resposta. Isso ocorre, uma vez que o sistema consegue fazer a transmissão de grandes quantidades de informação em altas velocidades, sem que haja perda de dados. Ele também evita o chamado efeito fantasma, aquele embaçado ou alteração de cores, características muito freqüentes nas tecnologias anteriores devido ao afterimage do objeto em movimento que ficava constantemente na tela.


A tela touchscreen, das TVs LCDs com IPS, é ideal para displays interativos uma vez que os painéis mantêm a imagem estável, mesmo quando tocados. Apresenta um ótimo ângulo de visão, que chega a 178º, evitando a refração e tem cores consistentes, que não são alteradas de nenhum ângulo, fazendo com que não haja mudança na qualidade da imagem quando vista de frente ou lateral. Um caso muito conhecido é o do iPad que contem painél LCD IPS.

1 comentários:

Anônimo disse...

Foi mai uma propaganda do que uma explicação. Perda de tempo você não acha?